Image

 

GONÇALO FALCÃO
Design de Comunicação

Licenciado em Design pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, doutor em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e profissional entre 1992 e 2017 na empresa “ideia, designers” da qual era sócio gerente.

É docente nos 3 ciclos dos cursos de design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e Professor visitante no Instituto Politécnico de Tomar.

ACTUA NAS ÁREAS
Design de comunicação
Teoria e História do Design
Ética e Deontologia Profissional
Prática profissional

PRINCIPAIS PROJECTOS
DHisto - Design, história e quotidiano
Família Rocha - Curadoria e exposição no Museu do design e da Moda (MUDE)
Novo modelo historiográfico para o Design

ORCID
CIENCIA ID

 

Gonçalo Falcão
[Actual coordenador]

 

Investigador no Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FAUL - CIAUD - desde 2012; coordenador do grupo de investigação Dhisto – Design, História e Quotidiano.



Fundou a empresa “ideia, designers” com mais três sócios onde se profissionlizou e trabalhou de 1992 a 2017.

Integrou a Associação Portuguesa de Designers; foi membro da comissão organizadora do Icograda’94, co-fundador do primeiro boletim regular da APD e integrou a direcção da Associação de 1995 a 2003.



Iniciou-se na docência nos anos 90; foi professor regular no curso de design gráfico do Ar.Co. e em 2008 iniciou a sua atividade na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Começou em 2018 o pós-doutoramento

Orienta trabalhos nas áreas:
Design e Política; Comunicação para Causas Sociais; Design e jornalismo; Design e comunicação; Branding; Música e Design.

?>