Image

 

Prof. PEDRO CORTESÃO MONTEIRO
Design de produto

Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1990), mestre em Design pela pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1998) e doutor em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (2014)

Está ligado ao ensino de Design desde 1995, tendo leccionado nos cursos de Design da Universidade Lusíada (Lisboa) até 2020, e na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde 2009. É coordenador da Licenciatura em Design da FAUL desde 2020.

ACTUA NAS ÁREAS
Teoria e História do Design de Produto
Cultura e historiografia do Design Português
Educação e Projecto em design

PRINCIPAIS PROJECTOS
REAP — Research on Exercises, Assignments, and Prompts: towards an archive of Design teaching/ learning tools

ORCID
CIENCIA ID

Pedro Cortesão Monteiro
[Membro convidado]

Investigador no Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FA-UL - CIAUD, é investigador responsável pelo projeto REAP - Research on Exercises, Assignments, and Prompts: towards an archive of Design teaching/ learning tools, dedicado à recolha de ferramentas de ensino do Design. Também é membro colaborador nos Grupos de Investigação DHisto e Redes (Ciaud-FA-UL).

Trabalhou como arquitecto e designer. Foi membro de júri em diversos concursos de arquitectura e de design.

Foi fundador e editor da revista Arlíquido — Revista de Design da Universidade Lusíada de Lisboa. Editor-principal do Jornal Arquitectos entre 2005 e 2008. 

Integrou o Grupo de Cultura da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos entre 2002 e 2004. Foi membro eleito do Conselho Directivo da Ordem dos Arquitectos no triénio 2008-2010 e director-adjunto do Boletim Arquitectos, órgão mensal de informação da OA, entre 2009 e 2010.

Orienta trabalhos nas áreas:

Design de Produto; Design de Comunicação; e Design de Interação. Em temas que relacionam design e educação, design e política, design e género, design e música, e design e saúde. 

?>