Image

 

Prof. JORGE NUNES
História da Arquitectura e do Design

Licenciado em Arquitectura, mestre em Cultura arquitectónica contemporânea e Construção da sociedade moderna, e doutor em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. 

Docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

ACTUA NAS ÁREAS
Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Arquitetura e Design.

PRINCIPAIS PROJECTOS
Scape Fire - Um modelo sustentável de Ordenamento do Território para a prevenção dos incêndios rurais” (actual)

ORCID
CIENCIA ID

Jorge Nunes
[Membro/Investigador]

Arquitecto (1993) e doutor (2012) pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, atualmente é docente no Departamento de História e Teoria da Arquitectura, do Urbanismo e do Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Foi Vice-presidente do Conselho Científico e Vice-presidente do Conselho de Escola da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Membro eleito do Conselho de Escola na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Trabalhou como arquitecto em regime liberal tendo desenvolvido vários trabalhos no campo do projecto de arquitectura. Foi editor de Projectos do J-A, Jornal Arquitectos, órgão oficial da Ordem dos Arquitectos, nas duas séries dirigidas por Manuel Graça Dias (2002-2005 e 2009-2012), tendo também integrado a equipa responsável pelo Centro Editorial da Ordem dos Arquitectos Portugueses entre 2005 e 2007. Foi coordenador com Ana Vaz Milheiro e João Afonso, da Mostra Internacional Habitar Portugal 2003 – 2005, Selecção Mapei / Ordem dos Arquitectos, apresentada pela Ordem dos Arquitectos e Instituto das Artes, no âmbito da 10ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza de 2006.

Foi responsável pela pesquisa iconográfica da mostra Eurovisão, no âmbito da exposição Europa, Arquitectura Portuguesa em Emissão, apresentada na 1.ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2007, e na 7.ª Bienal de Arquitectura de São Paulo. Fundação Bienal de São Paulo, 2007. É Investigador integrado do CIAUD, Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa), actuando nas áreas da História e da Teoria da Arquitectura e do Design.

Como investigador, também participou dos projetos “Arquitectura(s) de Papel – Estudo Sistemático de Imagens e Projectos de Arquitectura do Séc. XX, através da “Construção Moderna”, 1900-1919” (FCT-FAUTL),  “Arquitecturas do Mar” (FCT-FAUTL) e actualmente participa do projecto “Scape Fire. Um modelo sustentável de Ordenamento do Território para a prevenção dos incêndios rurais” (FCT-ISA, FA e outras instituições de ensino superior). 

?>