Image

 

Prof. JOÃO PAULO MARTINS
Design de Produto

Licenciado em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e
doutor em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa.

Docente nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

ACTUA NAS ÁREAS
Design de produto
Interiores
Arquitectura
Historiografia do Design

PRINCIPAIS PROJECTOS

ORCID
CIENCIA ID

João Paulo Martins
[Membro/Investigador]

Lecciona nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Arquitectura e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Foi coordenador dos cursos de Licenciatura em Design e Mestrado em Design da Universidade Técnica de Lisboa. Tem prática de projecto em interiores, design e arquitectura, nas equipas do “Atelier Daciano da Costa” (como colaborador e co-autor) e de “Baixa, Atelier de Arquitectura” (como associado).

Foi comissário das exposições “Daciano da Costa. Designer”, na Fundação Calouste Gulbenkian (2001); “O respeito e a disciplina que a todos se impõe. Mobiliário para edifícios públicos em Portugal 1934>1974”, no Museu do Design e da Moda – MUDE (2014); “Cottinelli Telmo. Os arquitectos são poetas também”, no Padrão dos Descobrimentos (2014); “Do Convento Ao campo Grande. Nos 50 anos da mudança. Biblioteca Nacional de Portugal”, na Biblioteca Nacional (2019); e “Salette Brandão. Cerâmicas”, na Sociedade Nacional de Belas-Artes (2021).

Foi investigador responsável nos projetos “Móveis Modernos: a actividade da Comissão para Aquisição de Mobiliário no âmbito da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais 1940-1980”; “Móveis modernos II. Mobiliário para edifícios públicos em Portugal”; “A ver passar os comboios / Trainspotting. Projecto e construção de arquitectura ferroviária e material circulante ferroviário em Portugal (1900-1985)” e “E_RT+MCC Estate Raul Tojal + Manuel Coutinho de Carvalho. A preliminar overview in search for product and graphic design”.
Participou nas equipas de investigação dos projectos “Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (INII)”; “ATLAS da Arquitectura Escolar em Portugal - Educação, Património e Desafios”; “The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985”.

Orienta trabalhos nas áreas:
História do Design; História da Arquitectura.

Orienta trabalhos nas áreas:
História do Design; História da Arquitectura.

 

?>