O DHisto é um projeto sobre história e historiografia do design

Este projecto investiga principalmente a construção de um modelo historiográfico para a história do design português; como resultado não se pretende criar apenas uma ferramenta, mas uma estrutura que permita estabelecer um olhar diferente sobre a disciplina, sobre os seus objectos e sobre a sua geografia, contribuindo para um olhar mais produtivo no ensino e na vida económica.

Subprojectos

NOVO MODELO HISTORIOGRÁFICO PARA O DESIGN EM PORTUGAL: O principal objeto de estudo do nosso grupo de investigação é um novo modelo historiográfico do design em Portugal. Nos interessam os objetos que moldam a vida pessoal e medeiam as relações com os outros, com as empresas ou com o Estado: do papel-moeda aos bancos de jardim, do transporte público a formulários do IRS, etc. A nossa perspectiva, focada no indivíduo e na sua complexa relação com o design, reforça a importância social, cultural e econômica do design.

Investigadores: Gonçalo Falcão; João Paulo Martins; Pedro Cortesão.

DESIGN GRÁFICO EM PORTUGAL, UMA LINHA DO TEMPO: Buscamos construir uma linha do tempo tendo como marco os objetos de design como testemunhos da história e como repositórios de complexos contextos sociais, culturais, econômicos, tecnológicos, etc..).

Investigadores envolvidos: Gonçalo Falcão

PROJECTO FICHAS: COLEÇÃO DE OBJETOS DO QUOTIDIANO PORTUGUÊS: projeto iniciado a nível de mestrado, reune um conjunto vasto de objetos do design português, que fazem parte da vida quotidiana da população. Mais tarde, construiremos uma ferramenta que possibilite que fiquem organizados por fichas em uma biblioteca digital de livre acesso.

Investigadores envolvidos: Gonçalo Falcão; Lívia Brasil.

COLEÇÃO CARLOS ROCHA: Curadoria e Exposição da Coleção Carlos Rocha no Museu do Design e da Moda – MUDE. A Exposição “O mundo vai continuar a não ser como era!” reflete as grandes mudanças da vida quotidiana em Portugal e os diferentes contextos políticos e socioeconómicos do nosso país, desde a década de 1930 até ao início do século XXI. Ainda em vida, Carlos Rocha (1943-2016) expressou o seu desejo de se fazer uma exposição que apresentasse o seu trabalho à frente da Agência Marca e da LETRA Design, o trabalho de seu pai, Carlos Rocha Pereira (1912-1992) e o trabalho de seu tio, José Rocha (1907-1982), na ETP – Estúdio Técnico de Publicidade. Através desta genealogia familiar, a força do design gráfico e a sua importância na comunicação de Estado e na publicidade comercial e industrial em Portugal ganha relevo, pois estes três designers conceberam marcas, imagens e publicidade para os vários sectores de produção nacional desde a energia, a banca, os seguros, os transportes, as telecomunicações, os combustíveis, a eletricidade, o turismo e a indústria farmacêutica ou do vinho.

Investigadores envolvidos: Gonçalo Falcão

PODCAST: Alinhado a intenção de produzirmos conteúdos para uma história do design em Portugal, está a se realizar a a produção de pequenos objetos multimídia, dentre eles, iniciamos em 2022, a produção de uma série de entrevistas com importantes figuras do design português que serão apresentadas em formato de Podcast.

Investigadores envolvidos: Gonçalo Falcão; Lívia Brasil.