GONÇALO ANDRÉ MOÇO FALCÃO

Licenciado em Design pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, doutor em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e profissional entre 1992 e 2017 na empresa “ideia, designers” da qual era sócio gerente.

ACTUA NAS ÁREAS: Design de comunicação; História do Design; Ética e Deontologia Profissional; Prática profissional

ORIENTA TRABALHO NAS ÁREAS: Design de comunicação; Design e política; Comunicação para causas sociais; Design e jornalismo; Branding; Música e design.

Investigador no Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FAUL – CIAUD – desde 2012; atualmente é coordenador do grupo de investigação Dhisto – Design, História e Quotidiano. Fundou a empresa “ideia, designers” com mais três sócios onde se profissionlizou e trabalhou de 1992 a 2017. Integrou a Associação Portuguesa de Designers (APD); foi membro da comissão organizadora do Icograda’94, co-fundador do primeiro boletim regular da APD e integrou a direcção da Associação de 1995 a 2003. Iniciou-se na docência nos anos 90; foi professor regular no curso de design gráfico do Ar.Co. e em 2008 iniciou a sua atividade na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa; começou em 2018 o seu pós-doutoramento. É docente nos 3 ciclos dos cursos de design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e Professor visitante no Instituto Politécnico de Tomar.

PROJECTOS: DHisto – Design, história e quotidiano; Coleção Carlos Rocha; Novo historiógrafico para o design português.